Curiosidades The Chosen

9 Fatos Sobre Jonathan Roumie, Ator Que Interpreta Jesus em The Chosen

Conheça algumas curiosidades sobre Jonathan Roumie, ator que interpreta Jesus Cristo na série The Chosen.

Portal The Chosen
13 min readNov 20, 2021
Jonathan Roumie, ator que interpreta Jesus | Imagem: Aleteia.org

Você é um(a) fã de The Chosen e não se contenta em apenas assistir os episódios, mas quer também conhecer os atores por detrás dos personagens? É, somos parecidos.

Eu criei um quadro para os stories lá no Instagram (@TheChosenCenas) onde comento 9 fatos/curiosidades sobre atores e atrizes de The Chosen. Como nem todo mundo conhece meu perfil no Instagram, decidi transformar os stories em um artigo. Bora lá?

Só uma observação antes de começarmos. Se foi difícil encontrar informações sobre Shahar Isaac (Pedro) e Paras Patel (Mateus), 9 curiosidades seria o mínimo do mínimo para Jonathan Roumie. Ele já participou de tantas entrevistas, que não foi tão difícil coletar informações dele. Estou cansado? Sim! Foram dias vendo e revendo vídeos e artigos. Apesar de fadigado, foi muito gratificante. BORA LÁ!?

1. Jonathan Roumie é Cristão

George, pai de Jonathan, é Egípcio e Ortodoxo Grego. Rosie, sua mãe, é Irlandesa e Católica. Ambos, em determinado momento da vida, se mudaram para os Estados Unidos e acabaram se conhecendo em Nova York, onde começaram uma vida juntos. Seus pais casaram em uma igreja Ortodoxa Grega.

George e Rosie, pais de Jonathan Roumie | Imagem: Facebook

Em uma entrevista para Paul Cardall, Jonathan conta como foi a transição de frequentar uma igreja Ortodoxa para começar em uma Católica.

Para minha mãe, eles (seu pai e sua mãe) são tão semelhantes em suas teologias em tantos aspectos que não era grande coisa. E então, quando nos mudamos para os subúrbios de Long Island (Nova York), não houve bem uma comunidade Ortodoxa que encontramos, e que parecesse como um lar para nós. Então começamos a frequentar uma igreja Católica. Meu pai, quando criança, frequentou uma escola Católica no Egito. Então ele foi criado tanto com a ortodoxia quanto com o catolicismo. Para meu pai mudar [de uma igreja para outra] não houve um conflito real, sabe, teológico, litúrgico ou religioso para ele.

Jonathan Roumie foi batizado em uma igreja Ortodoxa Grega quando criança. Contudo, após se mudar para os subúrbios de Long Island, ele e suas irmãs, Olivia e Natalie, fizeram a Primeira Comunhão e Confirmação na igreja Católica.

Jonathan Roumie e Papa Francisco em Agosto de 2021 | Imagem: CatholicNewsAgency.com

Em uma entrevista para o canal EWTN, Jonathan pontua que não houve conversão, devido as similaridades dos Ortodoxos e Católicos, quando ele e sua família mudaram de igreja. Para ele e sua família, foi uma transição tranquila. Hoje, Jonathan não se considera meio Católico e meio Ortodoxo. Ele se vê completamente Católico.

2. Jonathan Roumie conhece o criador de The Chosen desde 2014

Jonathan conhece Dallas Jenkins, criador de The Chosen, desde 2014, onde atuou como Jesus em um curta-metragem de Páscoa, The Two Thieves (Os Dois Ladrões), da igreja Harvest Bible Chapel. O filme foi dirigido pelo Dallas, e escrito pelo Tyler Thompson (Que também faz parte da equipe de roteiristas de The Chosen) e o Dallas.

Uma foto de Julho de 2014. Da direita para esquerda, Dallas Jenkins, Stelio Savante, Christopher Maleki e Jonathan Roumie | Imagem: Facebook

Jonathan e Dallas trabalharam juntos em seis curtas-metragens antes de The Chosen, que foram:

The Two Thieves(2014 — Os Dois Ladrões), um curta-metragem de 26 minutos que mostra a crucificação sob a perspectiva dos dois ladrões.

Calvary (2015 — Calvário), um curta-metragem de 3 minutos que mostra Jesus sendo retirado da cruz.

Nicodemus (2015 — Nicodemos), um curta-metragem de 5 minutos que mostra o impacto que Jesus teve sobre Nicodemos.

Blind Man (2015 — Homem Cego), um curta-metragem de 3 minutos que mostra o homem cego se aproximando do corpo de Cristo envolto em pano e lembrando-se de quando Jesus o curou.

Mary at the Tomb (2015 — Maria no Túmulo), um curta-metragem de 1 minutos que mostra Jesus se revelando a Maria Madalena no túmulo.

Who Do You Say That I Am(2017 — Quem Vocês Dizem Que Eu Sou), um curta-metragem de 4 minutos que mostra Pedro, perturbado com a morte de Jesus, refletindo sobre a pergunta mais importante de Jesus e uma de suas piadas.

3. Jonathan Roumie atuou como Jesus pela 1ª vez em 2013

6 meses antes de Jonathan conhecer Dallas Jenkins, criador de The Chosen, ele gravou algumas cenas atuando como Jesus para um espetáculo sobre a vida de uma freira chamada Faustina Kowalska. Segunda a descrição de um dos trailers no Youtube da peça,

Faustina: Mensageira da Divina Misericórdia é uma peça teatral católica baseada no diário da Santa Faustina Kowalska. Esta comovente peça também apresenta duas histórias modernas paralelas de cura e perdão.

Jonathan gravou algumas cenas porque se tratava de um espetáculo ao vivo com apenas uma pessoa no palco, a freira Faustina Kowalska. Ao longo da peça, as cenas gravadas apareceriam ao fundo.

4. Jonathan Roumie teve uma profunda RE-converteu em 2018

Há três, quatro meses de iniciar as gravações da 1ª Temporada de The Chosen, Jonathan teve uma profunda conversão (Ou melhor, “Re-coversão”) em sua vida espiritual. No dia 12 de Maio de 2021, ele falou um pouco sobre isso em uma publicação no Instagram.

Jonathan Roumie sentado em uma cama | Imagem: Instagram

RENASCIMENTO. Três anos atrás, hoje, fui posto de joelhos por Deus em um esforço para alterar definitivamente minha vida, e como Ele sempre fez isso.
Por meio de Seu infinito amor, misericórdia e graça, Ele ofereceu ao meu eu quebrado um vislumbre do que estava por vir se eu me comprometesse totalmente a Ele… em CADA área de minha vida.

Aquela parede espessa e de pedra de 8 anos de feliz ignorância arrogante, “independência” ilusória e orgulho persistente e sem sentido provou ser nada mais do que uma fraude/mentira elaborada e delirante, arquitetada por meio da cegueira espiritual para o que PODERIA SER, se eu renunciasse ao controle. Quase uma década de luta, a mesa virou em questão de *horas* através da expressão humilde de duas simples palavras: “EU ME RENDO”.

Essa frase escassa deu início a uma cadeia de eventos que me levou até onde estou agora. Por isso, sou profunda e incansavelmente grato a Ele. A rendição é um estado de espírito. Necessária em todas as estações. Uma cruz diária que se deve tomar, não importa o quão confiante ou abatido se sinta. Não importa o quão bem ou mal alguém esteja. E se você estiver em desespero, mais uma razão para oferecer esse desespero Àquele que o permitiu em primeiro lugar. É o último exercício de confiança.

Você deve confiar Nele o suficiente para dar a Ele o que você não pode suportar. E quando você finalmente mergulhar, Ele fará um oceano onde você menos espera.
E então multiplica-lo. Oceanos. Eu sou a prova viva disso.

Sim, AINDA luto com a rendição, mas não estou menos comprometido em entregar as chaves de controle todos os dias. Quase cegamente.
Se você ainda não fez isso, considere verdadeiramente ‘habitar’ essas palavras “Eu me rendo” e veja como Deus será capaz de fazer milagres em sua vida como fez na minha.

Depois de muita reflexão nas últimas horas, uma citação continua surgindo na mente; aquela frase que virou camiseta de 1ª Temporada, Episódio 2, nascida do brilho lírico de meu amigo e roteirista de The Chosen Tyler Thompson (através do conluio com outros gênios escritores Dallas Jenkins & Ryan Swanson) que resume minha experiência de Rendição:

“Eu era de um jeito e agora sou completamente diferente, e o que aconteceu entre uma coisa e outra foi Ele.”
Bênçãos.

Antes de “se render”, usando as palavras do próprio Jonathan, ele estava passando por um período extretamente difícil em sua vida. Até este ponto, ele estava há 8 anos em Los Angeles por conta própria. Ele fez vários trabalhos neste período, mas nada consistente financeiramente. Ele chegou em uma situação em que não sabia quando seu próximo pagamento viria.

Jesus e o leproso | Cena do episódio 6 da 1ª Temporada de The Chosen

Na entrevista em que participou no canal EWTN, ele relata que acordou em um Domingo de manhã de Maio, com sua conta no banco em menos 100 dólares (Isso mesmo. No negativo), com 20 dólares no bolso, sem nenhuma comida em sua casa, com uma boa quantidade de boletos a pagar e outros débitos usados na tentativa de sobreviver. Ele estava acabado. Foi neste momento que Jonathan decidiu se render totalmente a Deus. Naquela tarde, ele recebeu quatro cheques (dinheiro) no correio. De quem? Não sabemos.

5. Jonathan Roumie nasceu e cresceu em Nova York

Jonathan cresceu e nasceu na cidade de Nova York. É Bacharel em Belas Artes, mais precisamente em produção de filmes, pela School of Visual Arts (Escola de Artes Visuais) de Nova York.

Segundo seu perfil no IMDb, ele tem 47 anos de idade. Ele nasceu no dia 1 de Julho de 1974. Sim, eu também não acreditei quando soube sua idade.

“E você pensando que eu estava nos meus 30 HEHE” — Jesus (Jonathan Roumie) sorrindo em uma cena da 2ª Temporada (Episódio 5)

Na entrevista a Paul Cardall, ele disse algo que data sua idade. Jonathan disse que entrou no Celebrity Deathmatch (Ver fato 8) depois de alguns anos após ter saído da faculdade. A expressão em inglês usada foi “A couple of years” (Um par de anos), que pode significar literalmente 2 anos ou, segundo o site Merriam-webster.com, de 2 a 4 anos.

Ele entrou neste programa em 2000. Digamos que ele se formou na faculdade com 21 anos, tendo entrado aos 18. Joguemos 3 anos para frente. Em 2000, Jonathan teria 24 anos. Em 2021, ele teria 45 anos. Provavelmente ele tem 47 mesmo. Não parece, mas deve ter. Só para frisar, ele nunca disse (até onde eu sei) sua idade publicamente.

6. Jonathan Roumie é baterista

Música é uma grande parte da vida de Jonathan desde os seus 11 anos de idade. Ele é membro da ASCAP (Sociedade Americana de Compositores, Autores e Editores) e compôs sua primeira música há alguns anos. Usando a definição do site Magroove.com,

ASCAP é uma organização sem fins lucrativos que atua como intermediária entre os usuários de música e os detentores de direitos autorais. Sua função é basicamente fiscalizar, arrecadar e repassar os royalties devidos aos proprietários das obras.

Não é qualquer pessoa que pode fazer parte da organização. Para entrar como compositor(a), a pessoa tem que ter escrito ou co-escrito uma música que esteja disponível para o público.

Jonathan Roumie cantando e tocando um instrumento de percussão em um show com a banda Weekend Celebrity | Imagem: Instagram

Jonathan Roumie escreveu sua primeira música, “Outta Time", alguns anos atrás. Durante três anos e meio a quatro anos, Jonathan fez parte de uma banda situada em Los Angeles, como bateirista, chamada Weekend Celebrity. Ele deixou a banda no início de 2017 pelas dificuldades que uma pequena banda passa. Apesar das aventuras de viajar em turnê, estar em uma banda não é um estilo de vida fácil. Além disso, Jonathan via que estar em uma banda não fazia parte de seu propósito, que era trabalhar com cinema. Ele tinha ido para Los Angeles para atuar, não para trabalhar com música.

Jonathan Roumie tocando gajón na banda Weekend Celebrity

7. Jonathan Roumie já foi ilustrador

Na entrevista com Paul Cardall, Paul pergunta se Jonathan escolheu atuar ou a atuação o escolheu. Ele conta que foi mais um processo de descoberta. Jonathan não tinha nenhuma pretenção em ser ator. Quando criança, era extremamente tímido e introvertido. Desde cedo esteve envolvido com artes visuais, especificamente desenhos.

Por conta disso, Jonathan pensou que, em algum momento, desenhar se tornaria seu trabalho. Ele próprio diz que era um ótimo desenhista. Ele conta que já ganhou alguns prêmios no Ensino Médio pelos seus desenhos. Alguns desenhos até já foram exibidos em algumas galerias.

Nesta época, Jonathan tinha um grande amor por filmes e decidiu se direcionar academicamente para área de efeitos visuais, onde ele poderia incorporar sua arte visual em filmes.

8. Jonathan Roumie já esteve em famosos jogos de vídeo game

Jonathan iniciou sua carreira de ator como narrador/locutor (Voice Over, em inglês) em um programa da MTV chamado “Celebrity DeathMatch” no início dos anos 2000. Ele fez aproximadamente 25 diferentes vozes ao longo de 3 Temporadas do programa, onde ele imitava/fazia vozes de celebridades.

Desde cedo, talvez por conta do ouvido de músico, Jonathan possuí uma habilidade peculiar em imitar pessoas. Em uma conversa com George Xanthis, ator que interpreta o discípulo amado (João), no podcast “Act Up!”, Jonathan diz que seu sonho de criança era trabalhar em animação como “Os Simpsons”, fazendo vozes. Ele afirma que nunca quis trabalhar como ator em frente as câmeras. Quando estudou na faculdade, se formando em Barachel em Belas Artes, sua intenção era trabalhar como produtor de filme, não como ator.

Jonathan Roumie e George Xanthis em uma conversa no podcast “Act Up!” | Imagem: Youtube

Segundo o IMDb, Jonathan Roumie já atuou, até o momento, em 63 projetos.

Em vídeo games, ele já esteve (como voz) em: Batman: Dark Tomorrow (2003), Mafia II (2010), The Darkness II(2012), The Bureau: XCOM Declassified (2013), Lost Planet 3(2013), Evolve (2015), Fallout 4 (2015), XCom 2(2016), Mafia III(2016), Agents of Mayhem(2017), God of War (2018),Call of Duty: Black Ops 4(2018), Days Gone (2019),Death Stranding (2019), Ghost of Tsushima (2020).

No jogo “Lost Planet 3" (2013), além da voz, Jonathan também atuou, como é possível ver no vídeo acima. Sim, ele fala o idioma francês fluentemente.

Em filmes e séries, citando alguns, ele já esteve em: Be My Brother (2001), Law & Order(2008), Wonder Pets! (2009), Roomies(2010), Parenthood(2012), NCIS: Naval Criminal Investigative Service (2014), Castle (2014),NCIS: Los Angeles(2015), The Good Wife(2016), Ballers (2019), “Chicago Med (2020) e The Chosen(2019-Presente).

Jonathan Roumie na série Chicago Med (2020) | Imagem: Vimeo

9. Jonathan Roumie narrou os 4 evangelhos da Bíblia

Jonathan narrou todos os 4 evangelhos, Mateus, Marcos, Lucas e João para o Áudio Bíblia do aplicativo Hallow. Para ouvi-los é preciso baixar o aplicativo, que está presente tanto na App Store (Apple) como Play Store (Android). O aplicativo oferece um teste gratuito de 14 dias para novos usuários. Apenas uma triste observação: a narração não tem uma versão em português.

Arte de Jesus (Jonathan Roumie) | Imagem: Hallow

Extra 1: Jonathan Roumie trabalhou em Homem Aranha e Eu Sou a Lenda

Durante 10 anos, Jonathan construiu sua carreira como Location Scout (Explorador de Locação), e mais para o final como Location Manager (Gerente de Locação) em Nova York. Location Scout é a pessoa responsável por encontrar lugares para gravações de cenas de um comercial, filme ou série. Segundo o site MasterClass.com, o Location Scout é a primeira pessoa a procurar os lugares, registra tudo com fotos e reporta as descobertas ao Location Manager.

Entre muitas outras coisas, o Location Manager lida com o lado criativo de encontrar os locais apropriados para gravação, mas também lida com a logística necessária para fazer o local funcionar, como pagar os proprietários, obter licenças e alertar os vizinhos sobre a filmagem.

Contudo, Jonathan percebeu que o trabalho como Location Manager era muito orientado pela logística como posição, e ele precisava de algo criativo para se trabalhar. Foi aí que ele decidiu sair e se mudar para Los Angeles, no final de 2009, para se tornar ator em tempo integral.

Pôster do filme “Eu Sou a Lenda” | Imagem: Youtube

Em uma entrevista para o site Trainwreckdsociety.com, Jonathan fala sobre a experiência de ter trabalhado como Location Scout em Homem Aranha e Eu Sou a Lenda.

Uma das áreas mais interessantes que pude ir como Location Scout foi durante o filme “Eu Sou a Lenda” com Will Smith. Pude explorar esses túneis abandonados que correm ao lado da entrada da ponte George Washington, em Nova Jersey. Eles estavam usando esses túneis como armazenamento quando eu os vi pela última vez, então você tinha esses artefatos e pedaços da história da construção da cidade de Nova York que estão simplesmente em caixas nesses túneis por 30 anos. Algumas coisas bem incríveis.

Não tenho certeza se isso conta como uma história legal ou mais de uma experiência única … Eu trabalhei nos primeiros dois filmes do “Homem-Aranha” com Tobey Maguire e o diretor Sam Raimi no início de 2000. Fotografei muitos telhados, como você pode imaginar, enquanto procurava o local certo e devo dizer que uma das vistas mais deslumbrantes de Manhattan está no telhado do Flat Iron Building no meio de Chelsea na cidade de Nova York . É tão central e tão imerso no meio de todos esses ícones construídos verticalmente do horizonte de Nova York que não há muitas vistas como essa. Não é o mais alto, mas é definitivamente um dos mais bonitos da cidade e sabendo que é um local que a maioria das pessoas (por motivos de responsabilidade) nunca seria capaz de experimentar, isso é algo que eu prezo.

Extra 2: Jonathan Roumie já foi dublê

Jonathan foi dublê/stand-in do ator Russell Brand na série “Ballers” durante 2 Temporadas. À título de curiosidade, ator dublê ou stand-in é aquela pessoa que assume o papel do ator principal para ensaios, cenas em que não aparece o rosto do ator principal, posicionamento de câmera, testes de luzes, etc.

Jonathan Roumie e Russell Brand | Imagem: Instagram

É isso aí! Estas foram as 9 curiosidades sobre Jonathan Roumie. Para você que não está satisfeito e quer ainda mais, recomendo segui-lo no Instagram (@JonathanRoumieOfficial) e pesquisar por “Jonathan Roumie Interview” no Youtube. Ele já participou de dezenas e dezenas de entrevistas.

Gostou deste artigo? Além desta página no Medium, eu também estou lá no Instagram. Curiosidades, notícias e cenas de The Chosen toda semana.

https://www.instagram.com/TheChosenCenas/

--

--

Portal The Chosen

Seu principal canal de notícias sobre The Chosen (Os Escolhidos), uma série sobre a vida de Jesus sob a perspectiva daqueles que O conheceram.