Teorias The Chosen

O Homem que Perfurou Jesus Já Apareceu em The Chosen?

Uma teoria sugere que o soldado romano que perfurou o lado de Jesus na crucificação já apareceu em The Chosen e é próximo de um dos discípulos. Será mesmo?

Portal The Chosen
5 min readMar 24, 2022
Jesus e um centurião romano no episódio 7 da 2ª Temporada de The Chosen

Algum tempo atrás, em nosso Instagram @TheChosenCenas, estávamos conversando [nos stories] a respeito de teorias sobre The Chosen. Neste artigo, vou falar de três teorias bem sinistras citadas por seguidores da página.

Todas as teorias se tratam de uma única pessoa: Gaius, o soldado romano que fazia a segurança da cabine do cobrador de impostos Mateus.

Teoria 1: “Ninguém com Tamanha Fé”

Esta primeira teoria aponta que Gaius é o centurião de Mateus 13:5–13, que teve seu servo curado. Teoria citada por Luisa Bianco e Phill Good.

Entrando Jesus em Cafarnaum, dirigiu-se a ele um centurião, pedindo-lhe ajuda. E disse: “Senhor, meu servo está em casa, paralítico, em terrível sofrimento”.

Jesus lhe disse: “Eu irei curá-lo”.

Respondeu o centurião: “Senhor, não mereço receber-te debaixo do meu teto. Mas dize apenas uma palavra, e o meu servo será curado. 9 Pois eu também sou homem sujeito à autoridade e com soldados sob o meu comando. Digo a um: Vá, e ele vai; e a outro: Venha, e ele vem. Digo a meu servo: Faça isto, e ele faz”.

Ao ouvir isso, Jesus admirou-se e disse aos que o seguiam: “Digo-lhes a verdade: Não encontrei em Israel ninguém com tamanha fé. Eu lhes digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e se sentarão à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no Reino dos céus. Mas os súditos do Reino serão lançados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes”.

Então Jesus disse ao centurião: “Vá! Como você creu, assim lhe acontecerá!” Na mesma hora o seu servo foi curado.

As duas principais evidências que apoiam a teoria de Gaius ser o centurião que teve seu servo curado são:

  1. Gaius é um centurião. Risos Mas não é qualquer centurião. No episódio 6 da 1ª Temporada, Gaius foi promovido ao posto de Centurião Primi Ordine pelo Pretor Quintus. Uma posição acima de um centurião comum;
  2. Gaius é de Cafarnaum, cidade esta em que se passa toda a 1ª Temporada de The Chosen.

Teoria 2: “Verdadeiramente este era o Filho de Deus!”

Esta segunda teoria aponta que Gaius é o centurião da crucificação de Mateus 27:54. Fiquei ciente desta segunda teoria através do Tony Lockhart do grupo The Chosen Fans: Memes, BTS, Fan Art no Facebook. Ele disse o seguinte:

Então, eu tenho uma pequena teoria que meio que espero que se torne realidade. Acho que Gaius será o centurião em Mateus 27:54, Marcos 15:39 e Lucas 23:47. Aquele que diz: “Verdadeiramente este era o Filho de Deus!” Eu acho que ele vai seguir Jesus em uma tentativa de ficar de olho em Mateus, sob o pretexto de manter a paz, e vai ouvir e ver o ministério de Jesus.

Acho que ele será um dos forçados a prender e depois crucificar Jesus — um homem que ele sabe ser pacífico e inocente. Para citar os evangelhos: “Quando o centurião e os que com ele vigiavam Jesus viram o terremoto e tudo o que havia acontecido, ficaram aterrorizados e exclamaram: ‘Verdadeiramente este era o Filho de Deus!’ ”

O que vocês acham? Tenho um amigo que acha que vai ser o Quintus… Mas tenho a sensação de que vai ser o Gaius.

Nesta segunda teoria, este centurião não é o soldado romano que perfura o lado de Jesus. Digo isso para que não haja confusão entre a teoria 2 e 3.

“Verdadeiramente, Ele era o Filho de Deus!” imagem digital composta por L. Lovett, agosto de 2007

Teoria 3: O Homem Que Perfurou Jesus

Esta terceira teoria aponta que Gaius é o centurião de Mateus 27:54 e João 19:34 (Segundo tradições católicas, o soldado romano de João 19 é o centurião de Mateus 27) que perfurou o lado de Jesus na crucificação. Teoria citada por Pedro Marin.

Quando o centurião e os que com ele vigiavam Jesus viram o terremoto e tudo o que havia acontecido, ficaram aterrorizados e exclamaram: “Verdadeiramente este era o Filho de Deus!” — Mateus 27:54

Mas quando chegaram a Jesus, percebendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas. Em vez disso, um dos soldados perfurou o lado de Jesus com uma lança, e logo saiu sangue e água. — João 19:33-34

A tradição diz que este centurião tinha sérios problemas de visão e que estava ficando cego. Entretanto, após perfurar Cristo, uma gota de sangue teria caído nos seus olhos e ele passou a enxergar perfeitamente. Foi neste exato momento que ele exultou:

“Verdadeiramente este era o Filho de Deus!” Mateus 27:54

Após o milagre da cura, este centurião abandonou o exército e, com o auxílio dos apóstolos, se tornou um monge na Capadócia, onde conquistou diversos seguidores e pregava a palavra e o testemunho cristão.

Porém, quando descobriram que havia sido um soldado, sua verdadeira identidade foi entregue às autoridades. Ele foi acusado de desertor e condenado à morte caso não renunciasse à fé. Mesmo sendo torturado por dias, ele não negou sua crença e acabou sendo decapitado.

Algumas tradições também afirmam que este centurião foi um dos responsáveis por proteger a tumba de Cristo e que testemunhou Sua ressurreição. Este centurião se tornou conhecido pelo nome Gaius Cassius Longinus, o mesmo nome do homem que assassinou o imperador Julio Cesar.

É possível que este não era seu nome verdadeiro, mas apenas um “apelido” que os cristãos primitivos o deram, já que assim como Gaius Cassius Longinus matou o imperador, este centurião matou o Rei dos Judeus.

Uma pequena curiosidade: O Filme A Paixão de Cristo (2004) deu a este centurião o nome de “Cassius”.

Soldado Romano a perfurar o lado de Cristo na cruz | Imagem por Churchofjesuschrist.org

Estas foram as teorias mais convincentes que encontrei a respeito da identidade de Gaius. Um ponto relevante a ser comentado também é sobre o ator que interpreta Gaius, Kirk B. R. Woller.

Ele é um amigo próximo de Dallas Jenkins (Diretor e Criador de The Chosen) e já participou em diversos de seus filmes. Isso significa que Kirk Woller, provavelmente, ficará com a gente por um bom tempo. O que nos abre espaço para fazer muitas teorias sobre seu personagem.

E aí? Qual das 3 teorias você acredita fazer mais sentido? Poste a resposta em seus stories e nos marque @TheChosenCenas

--

--

Portal The Chosen

Seu principal canal de notícias sobre The Chosen (Os Escolhidos), uma série sobre a vida de Jesus sob a perspectiva daqueles que O conheceram.